quinta-feira, 22 de março de 2012

Coluna da BÉ

Ganha dinheiro com o Facebook


O importante hoje em dia é ter amigos… e, quando digo amigos, não falo daqueles que estão ao meu lado quando sofro, daqueles que secam as minhas lágrimas quando choro, daqueles que se riem das minhas piadas… sem piada nenhuma; falo daqueles amigos que comentam cada uma das minhas publicações, fazem um like nas minhas fotos por mais mal arranjada que esteja… “poucos mas bons”, geralmente é isto que os infelizes que têm menos de uma centena de amigos no Facebook (fb) dizem, mas todos sabemos que na verdade não é bem a qualidade que importa; o que importa é a quantidade (LOL).
Se a crise ataca todos os setores, por que é que não haveria de atacar o das amizades? O fb é o modo mais económico de ter amigos porque, ao contrário da socialização real, não temos de gastar dinheiro em shampoo, sabão, pasta de dentes, pente, roupas, desodorizante, etc, porque, tecnicamente, ninguém vai saber a que é que cheiramos, que aparência temos. Isto é que são verdadeiras amizades: pessoas que não nos vêem, que não estão connosco, que fazem like nas coisas novas que postamos, pessoas que não se interessam pelo lado de fora, pelo superficialismo, mas sim pela profundidade das respostas à questão que o fb nos coloca tão atenciosamente: ”Em que estás a pensar?”.
No entanto, acho um pouco suspeito que toda a gente esteja constantemente a pensar em temáticas tão intensas como as citações de frases feitas que se encontram nas páginas que aparecem depois de digitarmos o seguinte “frases filosóficas”, “frases bonitas”, “frases profundas” (entre outras). Será que é dessas páginas que os meus amigos tiram os seus “pensamentos”? Não. Eles não seriam capazes. Eles são todos super-originais. O facto de, por vezes, encontrar o mesmo pensamento em dez murais diferentes, no mesmo dia, é pura coincidência. São apenas pessoas diferentes que pensam o mesmo, no mesmo dia.
Voltemos, então, ao título do texto desta semana “Ganha dinheiro no facebook”. Isto acaba por ser um pouco publicidade enganosa, dado que só abri a coluna com esta expressão para chamar a atenção dos caros leitores. Peço desculpa e, para compensar, aqui fica uma ideia incrivelmente doida e descabida que admito ser quase inaceitável:
Que tal, nestas férias da Páscoa, nos encontrarmos com amigos que já tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente e passar tempo com eles no cinema, no café ou até mesmo na rua e dar-lhes uns fortes empurrões ou até umas caneladas que nos relembrem de que amigos são seres humanos reais e não personagens de uma vida social virtual?
Por muito insana que pareça a ideia peço que lhe dediquem pelo menos um minuto de reflexão.
Até abril!!!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário