Aproveita para rentabilizares aqueles livros que te ofereceram e que nunca lerás... ou para te livrares dos que já não são para a tua idade! Quem sabe se não serão a praia de outros?
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Feira do Livro Usado
A Feira do Livro usado realizar-se-á de 11 a 15 de março, na BE, integrada na Semana da Leitura. Pedimos à comunidade que contribua doando livros usados até ao dia 9 de março.
Aproveita para rentabilizares aqueles livros que te ofereceram e que nunca lerás... ou para te livrares dos que já não são para a tua idade! Quem sabe se não serão a praia de outros?
Aproveita para rentabilizares aqueles livros que te ofereceram e que nunca lerás... ou para te livrares dos que já não são para a tua idade! Quem sabe se não serão a praia de outros?
Semana da Leitura
Entre 11 e 15 de março, a Biblioteca dinamizará uma série de atividades integradas na Semana da Leitura. Não percas!
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Internet Segura
E porque hoje é o Dia da Internet Segura, eis aqui o Manual da Literacia da Internet. Um guia para educadores em formato .flash.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Bullying
Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto quanto possível.
...
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto quanto possível.
...
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura
Após a realização das provas de seleção para o Concurso Nacional de Leitura (fase de escola) ficaram apurados para a fase seguinte os seguintes alunos:
Humberto Peixoto e Marco Costa do 7º D
Joana Xavier do 8º C
Fábio Almeida do 10º L
Mariana Marques do 10º M.
A todos, a Biblioteca Escolar, deseja boas leituras e felicidades para a fase seguinte.
Humberto Peixoto e Marco Costa do 7º D
Joana Xavier do 8º C
Fábio Almeida do 10º L
Mariana Marques do 10º M.
A todos, a Biblioteca Escolar, deseja boas leituras e felicidades para a fase seguinte.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Concurso Nacional de Leitura
Concurso Nacional de Leitura (1ª Fase)
7º C – Bruno Rebelo – O Romance da Raposa
7º C – Francisco Assis – O Romance da Raposa
7º
D – Daniela Filipa – O
Romance da Raposa
7º
D – Humberto Peixoto – Lobos
do Mar
7º
D – Marco Costa –
Lobos do Mar
7º
D – Carolina Oliveira – O
Romance da Raposa
8º C – Joana Xavier – Lobos do Mar
10º L – Fábio Almeida – A Relíquia
10º M – Mariana Marques – Sexta-feira ou a Vida
Selvagem
Os concorrentes inscritos devem apresentar-se
na Biblioteca no dia 7 de janeiro as 12 horas para a realização da prova
escrita.
Subscrever:
Mensagens (Atom)